Ovadia Saadia

 

 

 

perfil

 

Há algum tempo atrás foi marcado um almoço para organização de um evento e dentre os profissionais estava Ovadia Saadia.  Sentamos todos à mesa e a conversa parecia um bate papo de velhos amigos. Ovadia, pessoa extremamente bem humorada, agradável, bem relacionada, de um humor inteligente e sagaz e ao mesmo tempo simples. Cheio de boas estórias  para serem ouvidas; aquelas que a gente passa horas conversando e nem percebe o tempo correr.

Ovadia tem uma estória de vida interessante! A começar pelo nome que para nós, brasileiros, soa extremamente diferente! Considerado um dos maiores relações-públicas do país, possui um incontável arquivo de registro de festas em casas noturnas, casamentos, shows, aniversários, peças de teatro, inaugurações de hotéis; possui mais de 5.000 convites de cobiçadas festas. É um profissional com mais de 25 anos de experiência com atuação nas áreas de comunicação e marketing como Jornalista, Assessor de Imprensa, Relações Públicas e Organizador de Eventos Sociais e  Empresariais. Atualmente, está a frente da FEBRACOS (Federação dos Colunistas Sociais) como presidente por uma gestão de cinco anos.

De origem egípcia,  nascido em Alexandria; sua família chegou ao Brasil no meio dos anos 60 e fincaram raízes em São Paulo, naturalizando-se brasileiro. Iniciou seus estudos no colégio João Copque, na Região da Luz; mais tarde foi para o Instituto de Educação Hebraico Brasileiro Renascença, de onde saiu somente aos 19 anos para cursar a Faculdade de Economia e Administração de Empresas  ( FEA da USP) e depois a ECA (Escola de Comunicações e Artes da USP- Jornalismo). Além de ter feito cursos de especializações nos Estados Unidos, Inglaterra, França e Itália.

Quando menino, trabalhava junto ao pai em sua  papelaria fundada  no centro da cidade. Aos 15 anos, Ovadia e seu irmão Daniel, começaram a cuidar do negócio da família enquanto seu pai voltava à Bolsa de Valores de São Paulo.

Uma viagem ao Oriente Médio e à Europa em 71, transformou a sua vida principalmente após assistir, em Paris,  o filme “Boulevard du Rhum” de Robert Enrico com Brigitte Bardot e Lino Ventura, onde decidiu seguir a carreira no Show Business.  Assim em 1980, através de um contato com Oscar Nimitz, consegue sua primeira coluna de cinema no então mais importante veículo comunitário – a Resenha Judaica, de circulação nacional, onde permaneceu por 18 anos.

Nesse ínterim Ovadia e seu irmão Daniel ainda continuavam com o negócio da família, quando em 84 decidiram ampliar a empresa fundada pelo pai. Enquanto Daniel se ocupava da papelaria e iniciava sua carreira na Bolsa de Valores de São Paulo, Ovadia se ocupava da recém criada divisão de Eventos Empresariais e Sociais organizados através de uma empresa, o que, naquele momento,   era um segmento de mercado totalmente novo e pouquíssimo conhecido. Pouco depois, Ovadia e Sadex começaram a organizar grandes eventos para corporações tanto nacionais como internacionais de grande porte.

Já no ano de 1985, assinava uma página semanal de variedades sobre São Paulo na Resenha Judaica que incluía artigos sobre Restaurantes, Cinema, Eventos, Festas, e Teatro, Cultura, Artes e Gente. Com Vera Martins e um seleto grupo de colunistas sociais de outras cidades do Brasil fundou, na casa de Leda Butler, a FEBRACOS, Federação Brasileira de Colunistas Sociais, com a qual percorreu diversas cidades brasileiras e conheceu boa parte do interior paulista e onde atua como Relações Públicas até o momento.

logomarca-da-febracos-92216

Entre 85 e 89 Ovadia teve uma grande reviravolta em sua carreira; dividiu seu tempo entre São Paulo, Los Angeles, Las Vegas e Nova Iorque; realizou entrevistas com Julie Andrews, Liza Minelli e várias celebridades.

Com a empresária da noite internacional Régine Chouckron (onde dirigia a parte de RP e Eventos do Club Régine´s São Paulo que foi um reduto da alta sociedade paulistana e teve em sua estréia a presença de Alain Delon e um espetáculo do cantor Charles Aznavour) participou do aniversário de Brooke Shields, na época a precursora das TOP Models. Neste evento, estiveram Michael Jackson, Julio Iglesias, Elizabeth Taylor, Gene Kelly, Sidney Poitier e outros.

Após o fechamento do Club Régine´s, Ovadia passou a realizar eventos em mansões fechadas, clubes de campo, fazendas de café no interior paulista. Em São Paulo, como inventor e precursor da voga de festas para empresas em casas noturnas, optou por transferir empresas de porte para casas como Gallery (NEC do Brasil e NEC Corporativa Japão), Clube 1000- A Hebraica; Palladium (Petróleo Ipiranga), L´onorábile Societá (Citibank), Limelight , TRAMP e Banana Café (Empresa de Navegação Aliança). No Rio de Janeiro representou com exclusividade nacional célebre Maxim´s de Paris by Pierre Cardin na Torre Rio Sul, onde foram realizados eventos para até 500 empresários.

Já no início dos anos 90, Ovadia aceita o convite para retornar às suas atividades originais: o jornalismo e atuou até 1992 na Revista Veja São Paulo, assinando artigos.

Após os anos dedicados a Veja SP e rápidas colaborações para a revista CARAS e o Jornal Folha de SP, Ovadia Saadia se volta – a pedidos e conselhos de Head Hunters – para o emergente mercado de Assessoria de Imprensa. Dessa forma, a partir de 1994, passa a atender diversos segmentos na área de Assessoria de Imprensa & amp; Relações Públicas.

foto-ovadiaRecebe o convite para atuar como Assessor de Imprensa & Relações Públicas do hotel Maksoud Plaza, através do empresário Roberto Maksoud, até então,  o hotel mais conhecido e premiado do Brasil (juntamente com o Copacabana Palace no Rio de Janeiro). Reportando-se diretamente à presidência, até 2002, atuou em todos os segmentos do hotel paulistano: relações com a imprensa nacional e internacional, eventos, nos cinco restaurantes, junto a celebridades, organização semanal de célebres sessões de Avant Premiére cinematográficas, festivais com grandes CHEFS da cozinha internacional (Alain Ducasse entre outros).

Após os anos no Maksoud Plaza, Ovadia Saadia passou por um processo de atualização junto aos maiores endereços da hotelaria mundial; e após essa epopéia européia,  volta ao Brasil e aceita de imediato o convite de Jaime Valdés & Daniel Mallevergne para atuar no Gran Meliá World Trade Center, que recebe o prêmio de Melhor Hotel de Luxo do Brasil e Melhor Hotel Business TOP através de outorga do Guia 4 Rodas 2003.

Desde 2006 é Presidente da APACOS – Associação Paulista de Colunistas Sociais que congrega jornalistas da área de todo interior de São Paulo.

Hoje, Ovadia, diariamente escreve sobre Turismo e pessoas em diversos canais de comunicação, como jornais, revistas e mídia eletrônica. Viaja pelo mundo, atendendo clientes nos Estados Unidos, Israel, Turquia, países da America do Sul e naturalmente, o Brasil.

 

Fonte: Fernando Masini, Revista da Folha
Vilma Borges, Bauru, SP
Gigi Accioly, Maceió, AL
Veja são Paulo
Video: Luxus TV – Alessandra Iara Cunha

 

Informações:
Topo_2016

 

 

 

 

 

Uiara Zagolin

Colunista Social, Tradutora, Escritora e Designer de Joias

Facebook Twitter LinkedIn Google+ 

Author: Uiara Zagolin

Colunista Social, Tradutora, Escritora e Designer de Joias

Compartilhe este post

Ol, voc sabia que mudamos de endereo?

O site www.uiarazagolin.com.br - UIARA ZAGOLIN NA MIDIA
Est de cara nova.

Para tanto, estamos mudando para uma estrutura mais moderna em termos de publicao de contedo online.

Nosso novo endereo virtual :
www.namidia.net.br

Todo o contedo desde a criao deste site uiarazagolin.com.br continuar neste mesmo endereo para consultas e manuteno dos links existentes pela web, mas tambm importamos esse material para o novo site Na Mdia - por Uiara Zagolin.

Contamos com a colaborao de todos, atualizando o endereamento, apontamentos e compartilhamentos pelas redes diversas.

Grande abrao a todos